SAPATEADO

 

 

Algumas de suas primeiras manifestações datam meados do século V . Posteriormente desenvolveu-se a partir de período da I Revolução Industrial, onde os operários utilizavam tamancos (clogs) para isolar a umidade, e nos períodos livres se reuniam nas ruas para exibir sua arte.
Os sapatos foram adaptados por volta de 1800 para este tipo de dança.
Nos Estados Unidos desenvolveu-se o chamado sapateado americano, introduzido no país por volta da metade do século 19, unindo a dança dos escravos que era baseada nos sons corporais, com os estilos praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.

A Irish Tap Dance (Sapateado Irlandes) concentra-se nos pés, o tronco permanece rígido, já os americanos realizam sua Tap Dance esbanjando ritmos sincopados e movimentos com o corpo todo que é próprio de cada executor, dando uma riqueza musical e de movimentos ao sapateado.
Na década de 30 o sapateado ganhou popularidade com os grandes musicais com nomes como Fred Aistere, Gene Kelly, Ginger Rogers e Eleanos Powell impulsionando astros como Savion Glover e Brenda Bufalino que são mais atuais.

Sapateado Ballet Educart
Sapateado Ballet Educart
Whatsapp_37229.png