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BALLET CLÁSSICO

 

 

O ballet clássico é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Existe a há mais de 500 anos e é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte.
É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança.

No Ballet Educart utilizamos o método Russo, Vaganova. 

 


* Turmas de Baby 1 e 2: a partir dos 3 anos. 
* Turmas de Formação: Primeiro ao Oitavo ano.
* Cursos Livre: aulas avulsas.
* Turmas de Adulto Iniciante e Adulto Intermediário.

REPERTÓRIO

 

No Ballet de Repertório, vamos encontrar a tradição em formato de Contos e Histórias criadas pelos mais antigos coreógrafos do mundo. Hoje em dia estão surgindo novas coreografias que vêm sendo reconhecidas também como repertórios por serem obras consagradas.

Quem nunca ouviu falar de: “OLago dos Cisnes”, “O Quebra Nozes”, “Don Quixote”, “Paquita”, “Giselle” entre outros?
Surgem daí os trechos estudados em aula,  Variações, Pas de Deux , Trois e Conjutos. O Ballet Educart remonta obras completas para que seus alunos tenham essa vivência real do ballet de repertório

JAZZ

  

É um estilo de dança que nasceu tempos depois que a revolucionaria Isadora Duncan no começo do século XX arrancou dos pés as sapatilhas do clássico, abandonando as linhas rígidas do ballet.
É um ritmo tipicamente norte-americano criado pelos negros num movimento de libertação.
Seus principais mestres são: Alvim Ailey, Luigi, Jo-jo Smith e Walter Nicks.
O Jazz possui um estilo mais vibrante, mais solto e descontraído e tem como característica marcante a força, a energia, a audácia e a sensualidade. É uma explosão de movimentos.
Hoje em dia muito utilizado nos grandes musicais da Brodoway.

* Turmas de Pré Primeiro:
a partir dos 7 anos. 
* Turmas de Formação: Primeiro ao Oitavoº ano.
* Cursos Livres: aulas avulsas.
* Turmas para adultos.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

 

Os principais pioneiros do Contemporâneo foram: Martha Graham, Doris Humphrey e Charles Weidman por volta de 1930.
O Contemporâneo vem como uma nova linguagem coreográfica, é tido como livre expressão de movimento, não tem limitações e utiliza diversas linguagens.

O Contemporâneo é a atualização, a modernização da dança de estilo clássico, o que diferencia sua técnica é o enfoque utilizado pelo professor ou coreógrafo.
É uma maneira de dançar de acordo com os nossos dias atuais.

SAPATEADO

 

 

Algumas de suas primeiras manifestações datam meados do século V . Posteriormente desenvolveu-se a partir de período da I Revolução Industrial, onde os operários utilizavam tamancos (clogs) para isolar a umidade, e nos períodos livres se reuniam nas ruas para exibir sua arte.
Os sapatos foram adaptados por volta de 1800 para este tipo de dança.
Nos Estados Unidos desenvolveu-se o chamado sapateado americano, introduzido no país por volta da metade do século 19, unindo a dança dos escravos que era baseada nos sons corporais, com os estilos praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.

A Irish Tap Dance (Sapateado Irlandes) concentra-se nos pés, o tronco permanece rígido, já os americanos realizam sua Tap Dance esbanjando ritmos sincopados e movimentos com o corpo todo que é próprio de cada executor, dando uma riqueza musical e de movimentos ao sapateado.
Na década de 30 o sapateado ganhou popularidade com os grandes musicais com nomes como Fred Aistere, Gene Kelly, Ginger Rogers e Eleanos Powell impulsionando astros como Savion Glover e Brenda Bufalino que são mais atuais.

PILATES

 

Bastante popular hoje em dia, o Pilates é um exercício que possui as mais diversas finalidades. A modalidade esportiva começou a ser usada para controlar o peso e modelar o corpo, deixando-o da forma desejada. Atualmente, para todos aqueles que estão motivados e dispostos a alcançar o corpo ideal, o método pode ser uma excelente ferramenta. Além de oferecer todos os benefícios de uma atividade física comum, o Pilates é seguro para sua saúde física, auxiliando na correção da postura, aumentando a elasticidade do corpo e aliviando o estresse. É uma excelente opção para emagrecer, já que acelera o metabolismo, resultando na perda de peso.

 

As atividades físicas convencionais tendem a trabalhar o emagrecimento através de uma atividade aeróbica, ou por meio da tonificação do músculo – como a musculação – para deixar o corpo firme e forte. No caso do Pilates, é possível obter os dois benefícios juntos: evitar a flacidez e perder medidas. No entanto, isso não significa que quem já é magro poderá perder ainda mais peso. Nesse caso, a pessoa somente substitui a gordura ruim do corpo, chamada de massa gorda, por uma massa magra. Isso deixa o corpo mais definido e a musculatura firme.

 

Pilates para Bailarinos: Pilates é particularmente benéfico para os bailarinos para fortalecer os músculos abdominais internos, e criar uma forma corporal aerodinâmica. Bailarinos serão capazes de alongar e desenvolver os músculos sem aumentar o volume. Com o desenvolvimento da musculatura abdominal interna, a tensão na parte traseira é minimizada e as lesões são evitadas. A natureza fluida da prática de Pilates promove a economia de movimento, e pode ser facilmente incorporado a um regime no treinamento dos bailarinos, como um conjunto de exercícios usando mente / corpo. Bailarinas em recuperação de lesão podem incorporar Pilates em sua reabilitação, devido ao baixo impacto sobre as articulações do corpo e dos músculos. Os músculos são reforçados através do movimento de resistência suave, utilizando a resistência natural do corpo .